Escoliose é um desvio postural que se não detectada e tratada durante os anos de crescimento pode causar dores musculares e levar a uma deformidade grave, que afeta a aparência física e diminui a qualidade de vida.
Pode se situar na região cervical, torácia, toraco lombar e lombossacral.
Ela pode ser congênita (nasce com ela), adquirida, neuromuscular ou idiopática (não se sabe a causa).
Alguns fatores que podem causar a escoliose:
- má postura;
- movimentos repetitivos e compensatórios;
- desequilíbrio muscular;
- patologia articular ou muscular;- desuso ou atrofia;
- prática indiscriminada de exercícios físicos.
Suas complicações podem levar o paciente ao tratamento cirúrgico, que por sua vez é caro, de alto risco, e nem sempre resolutivo.(SPONSELLER, 1987)
A chave para tratar as curvaturas da coluna é a identificação e o tratamento precoce.
Pilates é um método de tratamento não-cirúrgico, bastante recomendável, porque ele fortalece e alonga a musculatura dos eretores da coluna, alinha a postura, reequilibra o corpo, proporciona uma simetria axial e consequentemente alivia as dores locais.
Pilates combate os desníveis da coluna, reduz o grau da escoliose e proporciona melhora do padrão postural dos praticantes. ( APARÍCIO e PEREZ, 2005)
O método elimina a tensão excessiva em determinados grupos musculares, as compensações e os desequilíbrios.
Baseado em seus seis princípios: Concentração, Controle, Centralização, Fluidez, Precisão e Respiração, o tratamento é sempre orientado por um instrutor de Pilates que direciona os exercícios específicos para cada pessoa de acordo com as suas necessidades.
Recomenda-se a prática mínima de 2 vezes na semana para um resultado eficaz. Como Pilates é um método que vai desenvolvendo a consciência corporal durante a sessão e no dia-a dia, ele pode ser praticado todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário