terça-feira, 16 de abril de 2013

Um pouco mais sobre NeoPilates...


Surgiu em 2010 quando a fisioterapeuta, mestre em Neurociência pela UFSC e docente da Fisioterapia em Lages/SC, Amanda Braz e sua equipe, iniciaram suas pesquisas de acordo com a necessidade de seus alunos. De uma forma mais lúdica, Amanda e sua equipe criaram um método que une: artes circenses, exercícios Funcionais e o Método Pilates.

“Joseph em nenhum momento diz que seu método é estático, pelo contrário ele deve evoluir e ser universal. É essa a idéia do NeoPilates, os princípios que Joseph desenvolveu dão uma qualidade a atividade física e a reabilitação que podem ser aplicados em outros exercícios. Como alguns aeróbicos,  esportes, e até mesmo no trabalho, ou seja, em qualquer momento que nos movimentamos.”, diz Amanda Braz.

Livros como Método Pilates de Condicionamento Físico do Corpo (PANELLI e DE MARCO, 2009) dizem que Pilates criou vários aparelhos que não foram comercializados. Então Amanda percebeu que era possível fazer pilates em outros equipamentos. A melhor técnica não depende dos equipamentos utilizados mas sim da forma de fazer qualquer exercício. Concentração , respiração, acionamento do engagement (Power House ou CORE), controle... Isso sim caracteriza a técnica presente nos exercícios físicos.


NeoPilates tem seus aparelhos específicos que você pode conhecer numa aula experimental gratuita no Studio Becker Pilates. São estes os equipamentos:
Gravity: tecido acrobático
Lira: Círculo ou meio círculo de ferro
Skier: Estrutura de madeira com elásticos e dois apoios móveis
Skate: Estrutura de ferro com 8 rodinhas de silicone
Slack Line: Faixa de equilíbrio
Fix Ball: Estrutura de ferro vazado que suspende a Fit Ball   


Escada: Estrutura de ferro em forma de uma escada.

 A maior oportunidade aos professores de Educação Física, formados em dança e/ou Fisioterapeutas é que em Setembro de 2013 a Amanda Braz e seu equipe estarão ministrando aqui em São José dos Campos mais um curso de formação do método que mais tem crescido no Brasil. Eles hoje contam com cerca de 150 instrutores espalhados pelo Brasil: SC, PR, SP,MS, RJ e MG.

NeoPilates é moderno e ainda mais desafiador...
Cuide de você de uma forma diferente!

3 comentários:

Unknown disse...

Maiores informacoes sobre os cursos de formacao do NeoPilates: www.institutoamandabras.com

Unknown disse...

Maiores informacoes sobre os cursos de formacao do NeoPilates: www.institutoamandabras.com

fabimello disse...

Parabéns, prima! Vc está arrasando!!!!! Sucesso sempre! Beijos da Fabi