terça-feira, 3 de maio de 2011

Assoalho pélvico

Você sabia que precisa trabalhar os músculos do seu assoalho pélvico?
Assoalho pélvico é uma região de tecidos musculares que agem como uma “rede de sustentação” e conectam o osso púbico a parte posterior do cóccix.
Eles tem contração voluntária e, tanto nos homens como nas mulheres, dependem deles para:
-a sustentação de órgãos internos como a bexiga e o intestino;
-a retenção de urina e fezes;
-ajudar a aliviar a sobrecarga na coluna vertebral;
-melhorar a propriocepção do local e assim o desempenho sexual.

Os músculos do assoalho pélvico (MAP) estão saudáveis quando tem um bom tônus (firmeza) e elasticidade. Entretanto a idade, a falta de exercícios em geral, e mesmo a gravidez e parto (seja ele vaginal ou cesariana) fazem com que estes músculos fiquem mais fracos, e a "rede" fique fraca.
Como se fortalece essa região?

Com exercícios musculares simples de contração lenta e rápida na posição em supino, prono, em decúbito lateral e em pé. Devem ser instruídos pelo seu instrutor de Pilates, fisioterapeuta ou ginecologista. Podem ser feitos em casa, no trabalho, no seu dia a dia, a qualquer hora.
Pilates considera a ativação correta dos MAP como uma ação fundamental, assim como a respiração, o controle, o melhor posicionamento da coluna... Desta forma, praticando Pilates trabalha-se essa musculatura em todos os exercícios.

Como todo exercício, eles necessitam de regularidade, fé e constância, mas os resultados são excelentes, e podem até evitar uma intervenção cirúrgica, como a cirurgia de deslizamento da bexiga, por exemplo.

Faça o teste você mesmo:
Durante o ato de urinar, interrompa completamente o fluxo de urina contraindo vigorosamente os MAP, então libere o fluxo e repita o teste.
Se o fluxo for completamente interrompido, sem que nenhuma gota pingue, é sinal que a força muscular dos MAP está suficiente, caso contrário é sinal de que é necessário o fortalecimento desta região.
O teste não pode ser feito na primeira urina do dia.

Agora que você já sabe que tem músculos a mais a trabalhar e que pode aprimorar até o seu desempenho sexual...
Procure seu instrutor da área da saúde e pratique, seu corpo agradece!  

Agende uma aula de Pilates experimental!!!




Nenhum comentário: