quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Yoga


"Yoga” quer dizer unir, ligar. É uma filosofia de vida , é a união do homem com o supremo, isto é, da matéria com o espírito.

É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar um equilíbrio. “A yoga permite o auto-conhecimento pois ensina que seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros." explica Ângela Maria Jácomo Martinez, professora do Centro de Estudos de Yoga Narayana, em São Paulo.


Benefícios para o corpo e a mente


A yoga, uma atividade originária da Índia, não é terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes.
Alguns dos benefícios dessa atividade para a saúde:
  • Tratamento de questões ligadas ao estresse, depressão, ansiedade e hipertensão.
  • Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos
  • Melhora a postura, diminuindo dores nas costas
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida
  • Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional
  • Melhora a capacidade imunológica
  • Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão
  • Melhora a coordenação motora
Entre em contato com o seu interior, conheça seus limites, pratique saúde, equilíbrio...  Yoga mais uma forma de cuidar de você!



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pilates e condromalácia

Pilates e a Condrolmalácia Patelar

A Condromalácia é uma das doenças da rótula mais comum, que é produzida pela degeneração da articulação da rótula. É causada por esforços repetitivos, pequenos traumatismos, e/ou desequilíbrio muscular. Apresenta dor ao ficar muito tempo parado e sentado, ao fazer movimentos que causam pressão no contato entre a rótula e o fêmur. 

Como atua Pilates?
Pilates fortalece a musculatura ao redor da rótula como o quadríceps, os adutores e os isquiotibiais.Se preocupa com o correto alinhamento da perna para o fortalecimento mais anatômico e harmônico possível.


Exercícios de Pilates como isometria com elástico, Side Split (para adutores/abdutores), Elephant (para alongamento de isquiotibiais) Footwork (para estabilizar a rótula) e o Front Balance (para fortalecer o quadríceps) são ótimos neste caso.

Alongamento, fortalecimento, estabilidade... tudo em simetria e com a correta orientação de um profissional da saúde, como um educador físico ou fisioterapeuta. Esse é o tratamento e prevenção mais indicado para a condromalácia patelar. Cuide-se!