quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pilates e a Gestação: antes durante e depois da gravidez


Por que praticar exercício físico orientado durante a gestação?
Durante o período de gestação, o corpo vai mudando rapidamente, e essas mudanças causam muito desconforto, fazendo com que a mulher sinta dores e apresente uma má postura.

Pilates é indicado nesta fase?
O Método Pilates auxilia no fortalecimento e alongamento da musculatura abdominal e na sustentação da coluna aliviando as dores nas costas.  Pilates auxilia no condicionamento físico, bom para o trabalho de parto e para a recuperação pós parto tornando-a mais rápida.

Quais as recomendações médicas?
Recomendam que a prática, quando liberada pelo médico, seja feita a partir dos 3 meses de gestação e até o final do sétimo mês ou conforme a disposição da gestante.
Prioriza-se movimentos leves e de baixa repetição sempre acompanhada por um instrutor qualificado.

Qual a melhor forma de praticar Pilates?
Para o melhor desempenho o ideal ainda seria a grávida já praticar o Método Pilates antes da gravidez, para que durante esta fase ela já esteja com sua musculatura preparada. Assim irá facilitar e adiantar o ganho destes benefícios para quando estiver grávida.
Também logo após o parto a volta à prática de Pilates vai depender se foi cesária ou normal e, claro, de acordo com a liberação médica. Pilates no pós parto irá desenvolver exercícios de percepção corporal e alongamento muscular de baixo impacto, fazendo com que a coluna possa ser ajustada rapidamente.
Sendo liberada logo no primeiro mês pós parto já é possível retornar.O retorno deve ser progressivo e é muito importante que se tenha um profissional orientando.

Ou seja pratique exercício físico sempre, Pilates antes durante e depois da gravidez!

Nenhum comentário: