quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tirando algumas dúvidas sobre Pilates...

Onde fazer Pilates?

  • 0
    Share
Existem vários clubes, academias, studios, clínicas de fisioterapia, hotéis, que possuem instrutores certificados neste método. Como o método se tornou muito popular, também existem locais que possuem instrutores sem formação em Educação Física ou Fisioterapia pois no exterior não é exigido que o profissional seja formado em uma dessas duas áreas.
Portanto é recomendado que o local onde você pretende fazer aulas de Pilates tenha profissionais formados em Educação Física ou Fisioterapia e um curso de Pilates que está sendo oferecido, pois existem cursos de Pilates que só certificam para aulas de Solo, ou Bola ou outro acessório.

Como saber se meu instrutor de Pilates é certificado?

  • 0
    Share
Você poderá perguntar no local onde está pensando em fazer aulas se pode ver o Certificado de Instrutor de Pilates, que deverá constar o tipo de curso que o instrutor fez. É importante também que o professor tenha graduação em Educação Física ou Fisioterapia.

Quem dá as aulas de Pilates?

  • 0
    Share
No começo quem dava aula de Pilates eram, na grande maioria, bailarinos que nos Estados Unidos iniciaram as aulas com Joseph Pilates para tratar de lesões causadas pela profissão e, como bailarinos tem grande consciência corporal, eles transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige.
Porém, no Brasil, o método foi abraçado pela Fisioterapia e Educação Física já que o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais, além disso estes profissionais tem conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios tanto se objetivo for fitness como para reabilitação.

Qual a diferença de Pilates e musculação?

  • 0
    Share
O pilates ao contrário da Musculação não trabalha com pesos ,as resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo além disso trabalha com poucas repetições e mais controle dos movimentos tornando cada exercício mais lento que o da musculação, que além de ter um numero de repetições maior que no Pilates trabalha com várias séries do mesmo exercício.
Por esse motivo com o Pilates se ganha tonificação muscular mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

O Pilates é parecido com a Yoga?

  • 0
    Share
O Pilates se parece com a Yoga em alguns sentidos no que se refere a concentração e controle dos movimentos por exemplo, porém a aula de pilates é muito mais intensa e dinâmica e faz uso de equipamentos específicos do próprio método.
Alguns artigos supões que o próprio Joseph Pilates teria praticado Yoga e com o conhecimento que teve usou alguns exercícios do Yoga e da fluidez dos movimentos entre um exercício e outro.

O que exatamente é Pilates?

  • 0
    Share
Pilates é um método criado por Joseph Pilates com mais de 500 exercícios e outros que podem ser acrescentados dentro dos princípios que o criador nos deixou como a base maior do método, que trabalham mente e corpo de uma forma consciente à respeito a correta execução dos movimento e com base em cada necessidade.
A mistura balanceada de treino de força e flexibilidade que melhora a postura reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.
Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e fluidos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).
O mais importante na execução do método é a qualidade dos movimentos e não a quantidade , o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente  nas atividades de seu dia a dia e para a prática de algum esporte.
Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos do Pilates como o “Reformer”, “Cadillac”, Combo, “Ladder Barrel” e  “Wall Unit”, e também com auxílio de acessórios que hoje são inúmeros.




Nenhum comentário: