segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resultado de imagem para ergonomia para carregar peso

Carregando peso com ergonomia

  Pela ergonomia melhoramos a produtividade e segurança,ajudamos principalmente a reduzir as sobrecargas físicas e até cognitivas do trabalho. 
   Dicas e posturas ideais para levantar sobrecargas:
1) Pegar a carga simetricamente ,evitando ao máximo qualquer torção da coluna lombar e qualquer rotação lateral do tronco ;
2) Aproximar a carga do corpo e elevá-la o mais próximo possível do corpo;
3)  Evitar movimentos brusco. Nunca carregue mais que 30 kg .
4) Ao carregar uma carga ,nunca coloque –a sobre a cabeça, .cargas compactas (tipo bateria de carro ) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo. Prefira dois volumes ,com alça, carregando-os um de cada lado do corpo.
 

5) Na medida do possível deve –se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço;
6) Respeite as características individuais: se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho ,provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas. Quando a carga for muito volumosa, a melhor técnica é semi – agachada: você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco.
7) Utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos. Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais.
Resultado de imagem para ergonomia para carregar peso  Resultado de imagem para ergonomia para carregar peso

Nenhum comentário: